Como o Canvas ajudou a Pereira & Goya a entregar mais valor para os seus clientes

O nascimento de um escritório contábil de sucesso em meio à crise. Conheça a história da Pereira & Goya Soluções Contábeis.
O nascimento de um de em meio à crise. Conheça a história da Pereira & Goya Soluções Contábeis.

Leandro Goya é diretor da Pereira & Goya Soluções Contábeis (P&G) desde a sua fundação em 2009. Mas a história dele com a contabilidade começou quatro anos antes quando iniciou a graduação em Ciências Contábeis. Vindo de uma família de comerciantes, Leandro fez uso da comercial no seu .

“Na contabilidade você tem que saber vender os serviços, então eu tenho esse lado comercial um pouco mais aflorado ao contrário dos profissionais da contabilidade tradicional”, explica Leandro.

Para o diretor da P&G, há falta de bons contadores no mercado.

“Existem bons auxiliares, assistentes, gerentes e supervisores de setores, mas não contadores, porque é difícil formar um ”, afirma ele, ao falar como se preparou para a profissão. “, para mim, é aquele que sabe de todos os departamentos, compreende o que cada um faz, acompanha a questão da legislação e tem uma visão generalista sobre tudo. E isso não tem no mercado! Então, a minha formação foi para isso”, revela.

A P&G surge de uma vontade mútua com alguns amigos da graduação. Embora o começo tenha sido difícil, o futuro promete ser próspero.

“Em 2009 iniciamos  como um negócio paralelo que só tomou corpo entre 2013 e 2014. Nesse meio tempo, eu tive a P&G e gerenciei mais 2 escritórios, mas no final de 2014, pressegui só com a P&G, para tomar corpo, sem financiamento, sem capital, só com os honorários, serviços e know-how” relembra.

“O momento de crise funcionou ao contrário para nós, foi uma oportunidade!”

Muitos acabaram por sentir os efeitos da crise e reduziram custos. A P&G, por outro lado, optou por aplicar novos métodos de e de aumento de produtividade.

“Nós saimos de um mercado de 10 clientes com possibilidade para 70 no final de 2016. A ideia é ter 200 contas ligadas à prestação de serviços até ao final de 2018” assume Leandro.

A base do no é buscar a segmentação e identificação de nichos para atuar. A segmentação torna-se inevitável dentro da contabilidade. 90% dos clientes da P&G são de prestação de serviços.

O perfil do consumidor mudou, ele está mais exigente.

A contabilidade sempre foi um serviço com muitos segredos. Talvez, em função disso, o brasileiro em geral saiba pouco sobre a contabilidade. O reflexo disso é, segundo Leandro, o fato de se pagar a um para fazer o imposto de renda.

“O normal deveria ser todo o cidadão fazer o imposto de renda, conhecer as regras tributárias, e não pagar para se fazer. Isso tem de ser um dever do cidadão, mas nós não temos essa cultura”, constata o empresário.

Hoje tem de se entregar um outro tipo de valor para o cliente.

“O nosso diferencial é vender algo no sentido de ser muito próximo, tomar decisões juntos, entendemos que essa é uma forma de agregar valor e uma precificação justa sobre o trabalho”, assume Leandro.

As redes sociais são, enquanto de comunicação, a melhor forma de interação com os clientes. Conheça o facebook da P&G.

Os brasileiros precisam desenvolver ações de profissionalização e diferenciação a fim de garantirem o seu espaço no mercado.

Atualmente, a transformação digital na contabilidade tem mudado o ritmo de trabalho do do futuro. Uma empresa que acompanha as tendências tecnológicas da contabilidade cria novas possibilidades de negócio e vantagem competitiva.  Exemplo disso é o trabalho que a P&G vem desenvolvendo.

“O que nós fizemos no ano passado foi definir um sistema financeiro simples, decidimos trabalhar com .  A ideia é a gente trabalhar sem papel e lidar só com as informações”, afirma Leandro.

CONTADOR 2.O: a traduzida de uma forma mais prática

O convite surgiu através do Grupo DPG e segundo Leandro a participação no Workshop Contador 2.0

“foi uma afirmação de que estamos no caminho certo, com um toque de alguém que tem muita ”.

O maior aprendizado foi sobre o Canvas. Para o empresário, o pode auxiliar na forma de entender melhor como entregar mais valor para os seus clientes e ao mesmo tempo otimizar recursos.

“O e as questões de são aspectos fundamentais da parte estratégica de uma empresa”, comenta Leandro Goya. Ainda segundo o contador, o abriu a mente também para as questões de fechamento. “Mesmo tendo comercial, alguns toques referentes a não perder o momento de venda foram de extrema importância e aprendizado”, afirma.

Essas questões foram decisivas para ajudar a alavancar o escritório no final de 2016.

Atualmente, a P&G atua, sobretudo, como consultora e na base de clientes. Embora a expectativa de crescimento seja boa, para Leandro o desafio é ter um maior conhecimento básico em outras áreas. Para o futuro, o objetivo é ter um escritório modelo e a partir daí gerar outros negócios.

“A ideia quando eu iniciei a carreira e montei o escritório era ser dono de um escritório contábil, formar nome de família, ser um e a partir daí, expandir.”

Assim, o estratégico é fundamental para entender o seu negócio, fazer planos e nortear as ações para o futuro da sua empresa. Ficou curioso? Saiba como o Contador 2.0 ou vá além, e conheça a magia da liderança inovadora na Disney!

 

 

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