Mais gestão e controle no modelo de negócios na contabilidade

por Roberto Dias Duarte

, controle e : por que seu escritório precisa disso com tanta força? O novo na contabilidade exige que o gestor esteja cada vez mais orientado à do cliente e ao desenvolvimento de técnicas de na contabilidade.

Ter e controle eficientes, com o uso da na contabilidade, vai ajudá-lo a diminuir os custos, aumentar a eficiência e produtividade da sua equipe. A seguir eu vou explicar para você as ferramentas que podem ajudá-lo nesse processo. Veja!

na contabilidade: como adotar?

A dos do escritório pode ser tornar muito mais eficiente quando é adotado o uso da tecnologia. As soluções de hoje não dão apenas agilidade aos trabalhos, mas organizam atividades, aumentam o controle do gestor e auxiliam na ampliação das .

Para melhorar a gestão e o controle do , é fundamental criar um processo de gerenciamento e utilizar soluções que permitam o monitoramento das atividades. Veja como a tecnologia pode ajudar você a mudar o seu na contabilidade!

Atração e retenção de clientes

Essa é a primeira etapa que precisa ser adotada em um processo de gestão do . Ao utilizar técnicas para atrair e reter clientes, você consegue aumentar os rendimentos do escritório e incentivar a política de marketing “boca a boca”.

Por esse motivo, você deve investir na realização de blog posts para produzir conteúdos interessantes para seus prospects e fazer o compartilhamento deles nas principais redes sociais acessadas pelo seu público-alvo. Geralmente, as mais importantes são o e o para esse mercado.

Você deve criar posts pagos e gratuitos nas mídias sociais, com o intuito de chamar a atenção de pessoas que possam se interessar pelos seus serviços. Essas estratégias funcionam como verdadeiras máquinas de atração de clientes, principalmente quando são trabalhadas de maneira constante.

Você pode, inclusive, incentivar que os usuários assinem a sua newsletter para que possam receber conteúdos diferenciados no e-mail. E, a partir disso, você cria um relacionamento com os potenciais clientes (chamados de leads nesse estágio). Essa é uma das principais técnicas de na contabilidade para contribuir com o aumento do número de clientes.

e encantamento de clientes

Ao capturar interessados em receber seus e-mails, você consegue criar campanhas específicas para seus leads. É possível enviar notícias, promoções e dicas sobre a gestão de empresas, por exemplo. Isso criará um relacionamento duradouro com os potenciais clientes, auxiliando na conversão de interessados.

Contudo, se você não utilizar as ferramentas certas esse trabalho pode se tornar demorado e improdutivo. Algumas soluções de e-mail , como o mailchimp, auxiliam na gestão de contatos e acompanhamento da etapa de funil de vendas que eles se encontram. Dessa maneira, você conseguirá enviar conteúdos cada vez mais específicos para que os prospects se interessem pelo seu serviço.

Esse trabalho também pode incluir algumas ligações para os contatos que demonstram interesse pelo seu serviço. Ao unir a solução de e-mail com um (), por exemplo, você consegue gerenciar as informações dos prospects antes e depois de se tornarem clientes.

Assim, você consegue controlar melhor quando as ligações foram realizadas , se é preciso fazer uma videoconferência com um ou visita in loco e compreender quais são as principais necessidades dos clientes. Essa é uma solução que permite a você encantar e se relacionar melhor com seus consumidores.

Vale lembrar que o cliente é a alma de qualquer negócio, pois, sem vendas não há lucratividade. Então, ele precisa receber uma atenção especial e focada nas suas necessidades.

Use a tecnologia conversacional

Para melhorar essas oportunidades de relacionamento e de qualidade ao cliente, o seu escritório também pode investir em um chatbot. Essa solução de inteligência artificial consegue automatizar os primeiros atendimentos em sites e resolver as principais dúvidas dos clientes. Quando elas se tornam mais personalizadas e complexas, o contato é encaminhado para um profissional do seu time de , que esclarecerá essas questões.

Assim, a sua equipe consegue focar mais nas tarefas específicas que não podem ser realizadas por máquinas conversacionais, ganhando tempo e produtividade. Para ampliar ainda mais o contato com os clientes, o seu pode investir em soluções que permitem a realização de ligações e videoconferências. O Skype, Appear.in e Slack são exemplos desse modelo de comunicação e também permitem o compartilhamento de arquivos.

Entregas de qualidade

É claro, não adianta investir em técnicas de vendas na contabilidade e atração de novos clientes se você não conseguir realizar uma entrega com pontualidade e eficiência. Por isso, o seu escritório precisa utilizar soluções para dar agilidade aos procedimentos burocráticos e atender todas as obrigações legais e tributárias dos clientes. Assim, você evita o retrabalho ou até mesmo multas para as empresas.

Um software (Enterprise Resource Planning) permite gerenciar uma série de informações da empresa. Ele possui variados módulos para atuar com a , contas a pagar, emissão de notas fiscais eletrônicas e a gestão do negócio. Essa é uma maneira de aumentar o seu controle sobre o escritório e diminuir os erros em relação aos serviços realizados para os clientes.

Além disso, você pode buscar soluções em nuvem para compartilhar dados com clientes e mantê-los salvos em segurança. O Google Drive, por exemplo, é uma ferramenta que permite o compartilhamento de planilhas no excel, apresentações e criação de formulários para interagir com os clientes.

do na contabilidade

Como você pode perceber, é fundamental investir na tecnologia na contabilidade para conseguir realizar um trabalho de . Algumas soluções contribuem para você ter um maior controle sobre a produtividade da equipe e organização das demandas de cada colaborador.

O Trello, por exemplo, permite criar fluxos de trabalho e determinar os responsáveis por cada atividade, estipulando prazos para cada etapa. Essa é uma maneira de todos ficarem cientes das tarefas que têm a cumprir e conhecerem as suas responsabilidades ao longo do processo.

Você ainda pode treinar a sua equipe para utilizar a técnica pomodoro para aumentar a produtividade. Ela consiste em determinar um tempo para a execução da tarefa, com um intervalo curto para que o profissional possa relaxar.

Geralmente, o tempo indicado é de 25 minutos para a atividade e 5 de pausa. O período pode ser cronometrado para que nenhum colaborador fique muito tempo no “cafezinho”.

Há ainda o Toggl, uma ferramenta que pode ser integrada ao Trello para monitorar o tempo utilizado em cada atividade. Além de controlar as tarefas realizadas pelos colaboradores, você consegue conhecer o período utilizado para o atendimento de cada cliente. Isso pode, inclusive, auxiliá-lo na hora de precificar os seus serviços.

Como você pode perceber, a boa gestão do escritório depende da participação ativa da equipe e do uso da tecnologia na contabilidade. Ela ainda contribui para o aumento da produtividade e rentabilidade da empresa.

Quer ter mais inspiração para o seu negócio? Veja como uma empresária conseguiu superar os desafios e escapar da falência!

Qual sua opinião sobre isso?

One thought on “Mais gestão e controle no modelo de negócios na contabilidade”

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.