Relacionamento e atendimento no escritório contábil, como melhorá-los?

Manter uma boa comunicação com clientes, fornecedores e até mesmo com os colaboradores podem demandar tempo e estratégia. Contador 2.0 como você tem utilizado a tecnologia para te auxiliar a fortalecer estes relacionamentos?

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Manter uma boa comunicação com clientes, fornecedores e até mesmo com os colaboradores podem demandar tempo e estratégia. Contador 2.0 como você tem utilizado a tecnologia para te auxiliar a fortalecer estes relacionamentos?
Manter uma boa comunicação com clientes, fornecedores e até mesmo com os colaboradores podem demandar tempo e . 2.0 como você tem utilizado a para te auxiliar a fortalecer estes relacionamentos?

A comunicação aliada à vem facilitando o dia a dia dos empreendedores no contato mais próximo com seus públicos. Dentro da , um bom networking é essencial para o 2.0 interagir e criar relacionamento com clientes, fornecedores e até mesmo colaboradores.

Quem nunca utilizou aquela famosa frase “Me envia um e-mail que depois eu vejo”? Esta é uma boa maneira de ganhar tempo e se organizar, mas é preciso ter cuidado para não pecar na impessoalidade e na falta de contato contínuo. A vem para ajudar e trazer agilidade, no entanto, usá-la sem pode tornar o contato impessoal demais ou extingui-lo, prejudicando a qualidade das relações do profissional contábil.

No trato com os clientes, a ausência de contato continuado pode causar queda no faturamento do escritório. Imagine que na última semana do mês de abril, um atende dezenas de clientes que buscam auxílio para fazer a declaração do imposto de renda. Porém 30% da carteira, que não mantém contato frequente com o escritório, acaba por não solicitar esse serviço. Essa ausência de comunicação para lembrar “estou aqui”, pode abrir espaço para a , pois deixa de criar o vínculo.

O que houve no exemplo acima pode ser simplificado com o clichê: “Quem não é visto, não é lembrado.”

O contador 2.0 deve prezar também pela continuidade no contato com seus fornecedores.

Imagine o fornecedor do seu software contábil, por exemplo. Muitas vezes, por conta do volume de trabalho, o espaço na agenda para atendê-lo tem que ser realocado. E você vai remarcando, remarcando e nunca o recebe. Estes parceiros, muitas vezes são os responsáveis por apresentar novas oportunidades de negócios, além de tecnologias existentes no mercado que podem resolver problemas comuns dentro da . Criar um espaço na agenda para saber das novidades de seus fornecedores pode ser um investimento importante para o escritório.

Também não se pode esquecer daqueles que fazem o escritório andar: os colaboradores!

O do é construído dia após dia por aqueles que fazem parte da empresa. A falta de integração com a equipe e a ausência de um momento dedicado à troca de experiências representa uma imensa perda para o crescimento da empresa. Compartilhar os aprendizados e trocar ideias preciosas com aqueles que lidam diariamente com os clientes do escritório é uma oportunidade de ouro para o da .

Com uma liderança estratégica, o contador 2.0 estabelece uma comunicação contínua com os funcionários do escritório, sempre alinhando objetivos da empresa, ouvindo a equipe e aplicando feedbacks  para melhorar o relacionamento interno e alcançar uma equipe de alto desempenho na contabilidade.

E como ter tempo para criar e cultivar relacionamentos de valor?

Criar um bom relacionamento e atendimento no , demanda tempo para estabelecer contato frequente com seus públicos de interesse. A tecnologia vem ajudando o contador 2.0 a se desprender da parte operacional para se dedicar à estratégica do escritório e isso inclui a comunicação.

Utilizar as existentes no mercado a favor da contabilidade é premissa de uma liderança estratégica que busca economizar o tempo gasto na rotina operacional para se aprofundar na do negócio e criar relacionamentos de valor. Para isso, o contador deve fazer uso da tecnologia, adotando:

  • Documentos compartilhados em nuvem: compartilhar, editar e salvar documentos de forma rápida e sem precisar enviar e-mails ou arquivar em diversos dispositivos traz um ganho na rotina diária da operação.
  • Software: um software contábil confiável e que possua integração com o sistema de do cliente facilita o dia a dia da rotina operacional, liberando tempo para o contador se dedicar a conhecer melhor o segmento do cliente para elaborar e oferecer serviços mais consultivos.
  • Portal de serviços online: relatórios diversos e acesso aos documentos comprobatórios com poucos cliques, pode ser uma excelente maneira de economizar o tempo do escritório e se dedicar mais a construção de relacionamentos de valor.

Relacionamento e no

Além das tradicionais conversas no telefone, o contador 2.0 pode criar um melhor  relacionamento e no escritório contábil das seguintes formas:

  • Marketing de conteúdo: promover conteúdos relevantes, pode ser uma maneira assertiva de manter contato com os clientes, repassando-lhes informações importantes que podem auxiliá-los a melhorar estratégias de dentro das empresas. Que tal contar com a ajuda daquele funcionário que tem muito conhecimento em determinado assunto? Esta pode ser uma ótima chance de criar engajamento com a equipe enquanto os clientes recebem materiais informativos. Educar os clientes com materiais que possam lhe ser útil em algum momento, é uma forma de se fazer presente no dia a dia deles.
  • Webinar: esta maneira de se comunicar está em alta e deve ser utilizada para criar engajamento com os clientes. Os temas utilizados para criar o webinar podem ser os mais diversos, desde uma nova norma da legislação tributária até uma dica de gestão. É interessante separar os assuntos específicos por segmentos dos clientes e utilizar a ajuda dos colaboradores para ministrar o evento. Além de gerar mais valor para quem assiste, também é uma ótima forma de reconhecer os conhecimentos dos funcionários e valorizá-los.
  • Reuniões periódicas: abrir um espaço semanal na agenda para chamar o cliente, fornecedor ou funcionário para uma conversa é sempre uma forma de entender como o outro pensa e enxerga a empresa, os serviços prestados e o profissional que o atende. Através destas conversas periódicas podem surgir diversos insights que além de melhorarem o relacionamento também direciona o escritório para um alinhamento.

O contador 2.0 se preocupa em criar e fortalecer o relacionamento e no escritório contábil com todos os envolvidos no crescimento da empresa. Se atentar para melhorar cada vez mais esta comunicação com parceiros, clientes e colaboradores faz parte de uma liderança estratégica focada no .

 

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