Por que o Small Data é o novo Big Data
abr08

Por que o Small Data é o novo Big Data

Você sabe o que é Small Data? Martin Lindstrom explica:

“Se pegarmos as 100 principais inovações do nosso tempo, talvez 60% ou 65% delas sejam realmente baseadas em Small Data. Tudo, desde o Snapchat, que foi descoberto por uma coincidência, até o post-it. O problema aqui é que ficamos de tal modo obcecados com o Big Data que esquecemos da criatividade. É preciso lembrar que o Big Data tem a ver com a análise do passado, mas não tem nada a ver com o futuro. O Small Data, que eu defino como observações aparentemente insignificantes que você identifica na casa dos consumidores, diz respeito a tudo, desde o modo como você guarda seus sapatos à forma como pendura seus quadros. Digo que essas coisas são o DNA emocional que deixamos para trás […] Temos de ter primeiramente a hipótese antes de começarmos a explorá-la e a buscar correlações.”

Read More
Resolução CGSN 122 – Certificação Digital
set01

Resolução CGSN 122 – Certificação Digital

Resolução CGSN 122 – Certificação Digital O Comitê Gestor do Simples Nacional publicou no Diário Oficial da União de hoje Resolução CGSN nº 122, que, entre outros assuntos, dispõe sobre a obrigatoriedade da exigência da Certificação Digital. Veja a íntegra do documento: O Comitê Gestor do Simples Nacional de 27/08/2015 aprovou a Resolução CGSN nº 122, publicada no DOU. Além de assuntos administrativos, a resolução dispõe que: A certificação digital poderá ser exigida para entrega da GFIP ou para entrega eletrônica do eSocial: § Até 31 de dezembro de 2015, para empresas com mais de 10 (dez) empregados; § A partir de 1º de janeiro de 2016, para empresas com mais de 8 (oito) empregados; § A partir de 1º de julho de 2016, para empresas com mais de 5 (cinco) empregados. A certificação digital também poderá ser exigida para entrega aos Estados, a partir de 01/01/2016, das informações relativas à substituição tributária, diferencial de alíquota ou recolhimento antecipado do ICMS, desde que a empresa já esteja obrigada à emissão de documento fiscal eletrônico. Tendo em vista questões legais apresentadas pela Polícia Federal, foram suprimidas as seguintes ocupações dentre aquelas autorizadas a se inscrever como Microempreendedor Individual (MEI): § GUARDA-COSTAS; § SEGURANÇA INDEPENDENTE; § VIGILANTE INDEPENDENTE. O MEI inscrito em uma dessas ocupações terá que pedir o desenquadramento com validade a partir de 2016. A partir de 1º de janeiro de 2016, os Estados e o Distrito Federal deverão observar o prazo mínimo de 60 (sessenta) dias, contado a partir do primeiro dia do mês do fato gerador da obrigação tributária, para estabelecer a data de vencimento do ICMS devido por substituição tributária, tributação concentrada em uma única etapa (monofásica) e por antecipação tributária com ou sem encerramento de tributação, nas hipóteses em que a responsabilidade recair sobre operações ou prestações subsequentes. § O prazo acima se aplica quando a ME ou EPP optante estiver obrigada ao recolhimento do imposto diretamente ao Estado ou ao Distrito Federal, na forma da respectiva legislação; § O prazo acima não se aplica (i) no caso de a ME ou EPP estar impedida de recolher o ICMS no Simples Nacional pela ultrapassagem do sublimite; (ii) quando o contribuinte optante se encontrar em situação irregular, conforme definido na legislação da respectiva unidade federada. Compõem a receita bruta tributável no Simples Nacional: § O custo do financiamento nas vendas a prazo, contido no valor dos bens ou serviços ou destacado no documento fiscal; § As gorjetas. Não compõem a receita bruta tributável no Simples Nacional: § A venda de bens do ativo imobilizado, assim considerados ativos tangíveis que: (i) sejam disponibilizados para uso na produção...

Read More
Assinatura digital em contratos
ago20

Assinatura digital em contratos

Os contratos firmados por meio de certificados digitais são válidos, desde que não violem os requisitos de validade dos negócios jurídicos, a saber: (a) agente capaz; (b) objeto lícito e (c) forma prescrita ou não defesa em lei.

Read More
Apps de bancos brasileiros têm deficiências de segurança, diz pesquisa
ago10

Apps de bancos brasileiros têm deficiências de segurança, diz pesquisa

Dois pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realizaram um estudo para identificar deficiências e fragilidades nos aplicativos de bancos brasileiros para Android. Eles descobriam que as instituições não fazem uso de alguns mecanismos de segurança disponíveis para aplicativos em celulares.

Read More
Pesquisa revela que cinco a cada dez operações bancárias serão feitas online em 2019
jul02

Pesquisa revela que cinco a cada dez operações bancárias serão feitas online em 2019

Estudos da consultoria The Economist, que ouviu mais de 100 bancos em todo o mundo, também aponta que 56% das operações serão realizadas por dispositivos móveis em 2019

Read More