O mínimo que você precisa saber para inovar o modelo de negócios nos serviços de contabilidade!

O mínimo que você precisa saber para inovar o modelo de negócios nos serviços de contabilidade!

por Roberto Dias Duarte

Eu escrevo bastante aqui no blog sobre as principais tendências na contabilidade e a importância da prestação de serviço baseada na geração de valor. Para isto é importante aplicar ferramentas e metodologias de alto nível.

Inovar o  modelo de negócios na contabilidade não é mais uma opção!

A contabilidade digital é, sem dúvida, uma realidade e você precisa estar atento às soluções que podem dar mais eficiência para as suas operações. Por isso, eu preparei algumas dicas sobre as principais ferramentas para quem pretende criar uma proposta de valor do escritório contábil. O que acha de conferir?

Como desenvolver um novo modelo de negócios na contabilidade?

Os escritórios que pretendem inovar e aumentar a quantidade de  clientes precisam adotar metodologias que envolvem , análise SWOT e desenvolvimento de um modelo de negócios com uma relação mais ativa e humanizada com os clientes.

Os 4 rituais de estratégica do

O processo de estratégica de um precisa seguir alguns passos fundamentais:

  1. Estabelecer os principais indicadores de desempenho ('s)
  2. Criar o ritual de monitoramento destes indicadores analisando sua evolução no tempo e comparando com o mercado
  3. Estabelecer metas periódicas para melhoria destes indicadores
  4. Criar o ritual de ações para corrigir desvios das metas estabelecidas. Este passo é baseado na análise do “fato” e suas “causas” para determinação de ações corretivas/preventivas. Este processo deve envolver toda a liderança. Cada líder é responsável pela apresentação dos seus resultados e planos de ação para melhoria.

Conheça 13 fundamentais para medir o sucesso de seu escritório de contabilidade neste artigo.

Hoje, a venda de serviços vai muito além de apresentar os trabalhos que podem ser desenvolvidos e falar do custo financeiro. É preciso demonstrar a capacidade de trabalho, expertise no negócio e ter uma proposta de valor do escritório contábil bem definida.

Afinal, há muita oferta de conteúdo em sites de notícias e blogs e o cliente já chega bem informado para uma reunião. Por esse motivo, é fundamental você ter uma visão estratégica para o negócio e apresentá-la ao consumidor. Veja mais detalhes no próximo tópico!

Quais são as principais soluções para trabalhar a proposta de valor do escritório contábil?

1. CANVAS

Um modelo de negócios na contabilidade é a definição de como o seu escritório cria, entrega e mostra seu valor. É a identificação de como você consegue resolver um problema do cliente e quanto poderá cobrar por isso. Porém, só é possível apresentar um valor justo se você souber exatamente quem é ele, quais situações vai resolver e como fará isso.

Para atender a essas questões e ajudar na confecção do seu modelo de negócios, você pode utilizar a metodologia Canvas. Ela tem como função principal auxiliar no desenvolvimento de estratégias  de maneira simples e bem visual.

Afinal, como ela funciona? Ela é uma grande tela, com  quadrantes que representam os principais elementos de um negócio, que influenciam diretamente no seu modelo:

  • Modelo de relacionamento com os clientes;
  • Proposta de valor;
  • Fontes de recursos;
  • Principais atividades;
  • Parceiros-chave;
  • Segmentos de clientes;
  • recursos-chave;
  • Canais;
  • Fontes de custo.

Ela tem uma estrutura que permite fácil compreensão  e, por isso, é muito prática de ser utilizada. Assim, você consegue identificar visualmente quais são os aspectos fundamentais do escritório contábil e criar um plano de negócios estratégico.

Eu já falei deste modelo com detalhes aqui no blog. E tem escritório, como o Pereira & Goya Soluções Contábeis (P&G) que já aplicou e aprovou!

2.Análise SWOT

Em primeiro lugar, você deve compreender o conceito geral dessa análise. SWOT, em uma tradução literal, significa: Strenghts (forças), Weakness (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças).

Ela é muito importante para o desenvolvimento do de uma empresa ou de um novo projeto. A SWOT permite o diagnóstico completo da situação onde o negócio está inserido, para que o gestor possa aproveitar as oportunidades e ficar menos vulnerável às ameaças.

Essa visão permite que você implante a contabilidade digital com mais segurança e melhor direcionamento, reduzindo os riscos na exploração de novos mercados ou da oferta de novos serviços, por exemplo. A análise SWOT traz benefícios como:

  • Conhecimento e segurança para tomar decisões importantes;
  • Desenvolvimento de novos projetos com base no conhecimento do mercado;
  • Identificação da posição do escritório em relação aos seus concorrentes.

As características que devem ser avaliadas estão relacionadas diretamente ao que é considerado um fator-chave para o sucesso do negócio. Em um restaurante, por exemplo, pode-se dizer que é a localização e o atendimento. Já em um escritório contábil, é importante considerar a credibilidade, as atividades desenvolvidas e o relacionamento com o cliente.

A partir daí você vai separar cada fator como ponto forte ou fraco, para saber o que precisa ser aperfeiçoado.

3.BSC

A sigla significa “Balanced Scorecard”, que também pode ser definido como um modelo de gestão estratégica. Ela tem como função principal contribuir para a identificação das metas, ações e avanços das áreas da empresa em relação às suas metas.

Logo, o escritório contábil precisa definir claramente quais são os objetivos de sua estratégia de negócio, quais indicadores devem ser avaliados, quais são as metas e os projetos que devem ser realizados para alcançá-las.

Lembrando que o BSC separa a visão da estratégia da empresa em 4 perspectivas: Financeira, Clientes, Processos internos e Aprendizado e crescimento. E que eu também já trouxe detalhes sobre a utilização do BSC para planejamento estratégico na contabilidade.

4.Relacionamento com clientes

Sua estratégia de relacionamento com seus clientes também vai permitir que eles sejam uma ferramenta para seu negócio. Lembra-se do marketing “boca a boca” e como ele é importante para o negócio?

Acontece que o marketing boca a boca não funciona apenas por meio de conversas informais. Hoje ele está integrado às mídias sociais, blogs e sites. Ao manter um relacionamento com os atuais e futuros clientes em plataformas online, a sua empresa ganha mais credibilidade e confiança dos usuários. Consequentemente, você tem grandes oportunidades de fechar novos contratos.

Afinal, não tem nada melhor do que um cliente que elogia o seu trabalho e faz indicações para outras empresas, certo?

Para tanto, você precisa mostrar o valor do seu trabalho e os serviços diferenciados que pode oferecer aos clientes – ao sair do nível básico de conformidade legal para o aconselhamento estratégico.

E para não deixar que você esqueça, lembre-se da ferramenta chamada TECNOLOGIA! Ela está presente – direta ou indiretamente – em todas as tendências na contabilidade. Afinal, transformação digital na contabilidade não é sobre tecnologia, é sobre negócios.

Você precisa aperfeiçoar seus processos e perder o medo para ficar à frente de seus concorrentes. Aprenda mais sobre a transformação digital na contabilidade essas ferramentas no workshops Contador 2.0. Nele você vai receber dicas fundamentais para se atualizar e tornar seu escritório contábil um bom negócio!

Quer saber como superar os desafios da contabilidade online? Veja esse exemplo de sucesso!

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